Gameterapia

TRATAMENTO COM SUPORTE DA TECNOLOGIA NINTENDO WII

A Gameterapia, também conhecida como reabilitação virtual, é uma forma de terapia que se utiliza de consoles como o Nintendo wii, Xbox e/ou PS3.

Todos contam com sensores capazes de reconhecer os movimentos realizados pelo jogador/paciente.

A reabilitação virtual iniciou-se em meados de 2008 no Canadá, expandindo-se rapidamente para os principais centros de reabilitação dos Estados Unidos e Europa. Atualmente tem sido feito pesquisas para a criação de jogos específicos para a reabilitação nas mais diversas empresas de tecnologias para games.

No Instituto Zanin, a reabilitação virtual vem sendo praticada desde 2010. É realizada com o Nintendo wii onde o paciente fica sobre uma plataforma para guiar seu personagem virtual e, com isso, realizar movimentos que estimulam o equilíbrio, a força muscular, a coordenação motora, os reflexos e a mobilidade corporal. Cada jogo traz a possibilidade de um tratamento específico, além dos benefícios próprios do game como a capacidade de estimular a determinação do paciente em busca da sua evolução física.

É indicado para a reabilitação fisioterápica neurológica, ortopédica e esportiva, não possuindo contraindicações para o seu uso. Pode ser feito por crianças, jovens, adultos e idosos. Importante salientar que a Gameterapia serve como complemento da reabilitação fisioterápica proporcionando maior adesão ao tratamento, atrativo para um tratamento mais dinâmico e possibilidade real de mensurar os resultados da terapia.

Indicações da Reabilitação Virtual

  • Oportunidade de recriar o máximo de sensações de realidade
  • Repetição da tarefa
  • Variabilidade da tarefa
  • Utilização de modalidades sensoriais diversas
  • Ambiente seguro (intervenção ou facilitação do terapeuta)
  • Individualidade no tratamento

 

+ especialidades