Conceito

As necessidades impostas por um novo ritmo, uma sociedade diferente e, consequentemente, um homem diferente, nos obrigou a adotar condutas terapêuticas mais abrangentes. Com o surgimento de novos conceitos e técnicas de Fisioterapia foi desenvolvido uma metodologia própria e padronizada para atingir melhores resultados no menor tempo possível, o Reequilíbrio Postural Conceito Zanin.

O Conceito prioriza uma forma eficaz, justa e com resultados mais rápidos na reabilitação, fruto de uma abordagem desenvolvida pelo seu criador baseada nos cinco equilíbrios da vida, da associação de diversas técnicas de atendimento, como também na experiência clínica de mais de 35mil atendimentos realizados.

Reequilíbrio Postural
Conceito Zanin

O Reequilíbrio Postural Conceito Zanin foi desenvolvido após anos de estudos continuados em biomecânica humana associada à experiência clinica diária de seu criador, o fisioterapeuta Dr. Marcelo Zanin.

Ao longo dos anos ele foi observando que as queixas de seus pacientes não se relacionavam somente com o aspecto físico ou mecânico, mesmo que essas queixas se localizassem no sistema locomotor.

O mesmo sintoma apresentava em diferentes pacientes sinais inflamatórios e alterações mecânicas iguais, porém as causas de tal sintoma referido eram de situações completamente diferentes. Assim, concluiu que quando temos dois seres humanos diferentes e atuamos somente sobre a queixa sem entender o porquê, como e quando a mesma aconteceu, vamos esbarrar em um tratamento puramente sintomático, o que facilitará as recidivas e a anulação da causa primaria dessa lesão.

Essa causa primária estará relacionada com três fatores: mecânico, emocional ou nutricional. Assim, de forma original, conceituou o “homem saudável” quando este se encontra pleno em cinco equilíbrios em sua vida: físico, psicológico, biológico, social e espiritual. Associar todos esses fatores ao sistema musculoesquelético foi a chave para encontrar questões que são desprezadas em muitas investigações clínicas.

Com uma avaliação investigativa, associativa e interpretativa das possíveis alterações nesse homem como a causa resultante daquela queixa, o Conceito irá dar a resposta clara e primária de como foi instalada a lesão.

O corpo nos mostra através de sua posição no espaço suas necessidades, preferências e defesas e, através delas uma avaliação física irá evidenciar se a queixa teve uma origem ascendente (membros inferiores), mista (tronco) ou descendente (crânio ou pescoço).

A origem da vida no momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide faz com que surja uma célula mãe, a mesma que dará origem a todos os tecidos que compõem o corpo. Sendo assim, é inevitável associar a correlação de todos esses componentes quando a vida surge. Seja de forma mecânica, metamérica ou energética há uma correlação total de todos os sistemas e o Conceito Zanin busca restabelecer essas relações no surgimento da dor.

No tratamento são utilizadas diversas técnicas e manobras de terapia manual (manobras manipulativas articulares e viscerais, técnicas de inibição e estiramento muscular, posturas globais entre outras) dentro de um conceito próprio e interpretativo de quando e como utilizá-las buscando restabelecer as funções teciduais e/ou metabólicas provocadoras dos desequilíbrios posturais.

Ao longo dos últimos anos, o Reequilíbrio Postural Conceito Zanin vem sendo ministrado pelo seu idealizador através de cursos para profissionais fisioterapeutas de diversas regiões do país a fim de propagar essa nova abordagem a toda população.

Os cursos realizados anualmente buscam preparar esses profissionais através de aulas teóricas e práticas para o retorno ao seu cotidiano clínico com uma visão inovadora e diferenciada, podendo assim, ajudar a esclarecer e resolver as queixas apresentadas por seus pacientes.

O Conceito Zanin também realiza periodicamente uma ação social através do Projeto Postura Saudável onde profissionais se deslocam para orientação e atendimento a comunidades com menos acesso a tratamentos diferenciados.

 

Dr. Marcelo Zanin

img
  • Graduado pela FCNM (Mogi das Cruzes/SP)
  • Pós-graduado pela UMC (Mogi das Cruzes/SP)
  • Ex-professor em Biomecânica e Avaliação do Movimento Humano da FCNM (Mogi das Cruzes/SP), CEAF (Goiânia/GO), CBES (São Paulo/SP, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS) e ATMS (Brasil, Bélgica e França)
  • Palestrante de Congressos Nacionais e Internacionais
  • Criador do Reequilíbrio Postural Conceito Zanin
  • Responsável Técnico do Instituto Zanin Fisioterapia (Mogi das Cruzes/SP)

Formações em:

  • RPG (Método Souchard) nível avançado
  • Osteopatia
  • Método Barral
  • Método Busquet
  • Maitland
  • Posturologia
  • Terapia Miofascial e Trigger Points
  • Bandagens Funcionais
  • Crochetagem Mioaponeurótica
  • Kaltherborn
  • Mobilização Neural
  • Método Pold